SUBJETIVIDADE E COLETIVIDADE NA CONSTRUÇÃO DE PROJETO PEDAGÓGICO

Autores/as

  • Alvaro Marcel Palomo Alves
  • Rafael Siqueira de Guimarães

Resumen

A presente pesquisa trata da produção da subjetividade num processo coletivo de discussão do projeto pedagógico do curso de Psicologia de uma universidade paranaense. Foram acompanhadas as reuniões do grupo de trabalho através da metodologia da pesquisa-ação (Thiollent). A discussão dos dados foi dividida ao longo de duas categorias, os anos de 2009 e 2010. Os resultados apontaram para uma mudança dialógica transcorrida nas reuniões, em que as alterações do projeto implicaram na mudança subjetiva dos atores envolvidos, promovendo a transformação subjetiva e o aprofundamento teórico dos docentes, que puderam conhecer mais a fundo o projeto do curso em que trabalham e debater aspectos didático-pedagógicos inerentes à prática profissional.  

Publicado

2023-08-30

Cómo citar

Alves, A. M. P. ., & de Guimarães, R. S. . (2023). SUBJETIVIDADE E COLETIVIDADE NA CONSTRUÇÃO DE PROJETO PEDAGÓGICO. Revista Voos Polidisciplinar, 10(1). Recuperado a partir de https://www.revistavoos.com.br/index.php/sistema/article/view/165

Número

Sección

CADERNO DE CIÊNCIAS SOCIAIS & HUMANAS