EDUCAÇÃO DE ESCRAVOS E LIBERTOS: REFLEXÕES SOBRE A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO SÉCULO XIX

Autores

  • Priscila Mariano Cândido
  • Claudia Rejane Schavarinski Almeida Santos

Resumo

O trabalho em tela tem como objetivo analisar as relações educacionais em relação aos negros. O avanço intelectual desses sujeitos na sociedade onde estavam inseridos era vista como uma forma perigosa, pois compreender os códigos escritos e escrevê-los era propiciar aos cativos certa liberdade. Com isso eram impedidos legalmente de freqüentar as escolas, os que conseguiam aprender a ler e escrever era de maneira não formal, através de trocas culturais. Desse modo a presente pesquisa usou como método de pesquisa fontes bibliográficas e documental sendo essas analisadas no Arquivo Histórico Municipal.

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Publicado

2023-09-01

Como Citar

Cândido, P. M. ., & Santos, C. R. S. A. . (2023). EDUCAÇÃO DE ESCRAVOS E LIBERTOS: REFLEXÕES SOBRE A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO SÉCULO XIX. Revista Voos Polidisciplinar, 9(2). Recuperado de https://www.revistavoos.com.br/index.php/sistema/article/view/250

Edição

Seção

CADERNO DE CIÊNCIAS SOCIAIS & HUMANAS