CONCEPÇÕES CORPORAIS NA CONTEMPORANEIDADE: UMA ANÁLISE EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
DOI :
https://doi.org/10.69876/rv.v21i1.277Mots-clés :
corpo, educação física, representações sociaisRésumé
Esta pesquisa teve por temática as concepções corporais dos alunos de Ensino Médio em um colégio no município de Guarapuava/PR. Os objetivos do presente estudo tiveram como intuito compreender quais as representações sociais que os alunos do ensino médio possuem a respeito de seus corpos; identificar se os alunos estão satisfeitos com sua imagem corporal; verificar qual é o corpo “ideal” de acordo com a percepção dos adolescentes; apresentar como as mudanças corporais interferem nas aulas de educação física; verificar como esse corpo é condicionado a padrões de beleza impostos pela mídia; analisar quais são os meios utilizados para conseguir atingir o corpo desejado. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa delineada por um estudo de caso. O instrumento da pesquisa foi um questionário aberto composto com cinco questões, juntamente com a técnica de associação livre de palavras (TALP). A análise dos dados foi precedida de uma análise qualitativa por meio da técnica de categorização que se fez a partir da contagem e associação dos termos citados pelos alunos em suas respostas. Os resultados obtidos apontam para necessidade de um olhar mais específico para os jovens nessa fase com relação à corporeidade, principalmente na disciplina de Educação Física, inclusive pelos próprios profissionais da área, ressaltando que muitos jovens não possuem uma orientação adequada com relação a suas corporeidades conforme os resultados aqui apresentados.
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